English French German Spain Italian

29 de março de 2010

Encontros e Desencontros


Por Jardel Nunes

Perdidos, assim estão Bob e Charlotte na terra do sol nascente... ele, mesmo não gostando
, aproveita o resto da fama que obteve como ator nos anos 70 para fazer alguns comerciais... ela, casada a pouco, acompanha o marido que está fotografando uma banda de rock local.


A diferença de idade e as experiências de vida não atrapalha os dois de se enturmarem nas horas de insônia, causadas pelo fuso horário... afinal, os dois passam pelo mesmo: afirmação. Ela, não sabe o que fazer da vida após o término da faculdade e o recente casamento... ele, na crise de meia idade e um casamento de 25 anos nas costas, mal fala com a esposa e não viu os filhos crescerem.


A princípio, a impressão é que tudo isso acontece com eles por culpa do fuso, das luzes frenéticas da cidade e a diferença de cultura... a diretora Sofia Coppola não se apressa a expor seus personagens e mostrar que no atual momento de suas vidas, até a própria casa seria o Japão para eles...


Por meio de pequenos detalhes, vamos descobrindo um pouco mais sobre eles, enquanto mais os dois se aproximam... os sentimentos entre o casal são fortes, intensos, mas não se baseiam no sexo, apesar de não ser uma simples amizade. Talvez seja o amor mais simples e sincero, assim como o filme, apesar de não parecer... Além dos olhares e carinhos trocados, a última frase, praticamente inaudível, dita por Bob ao ouvido de Charlotte, deixa qualquer um com a cabeça cheia de dúvidas.


A câmera, sempre bem posicionada (o que cria cenas lindas, plásticas, como o nado de Bob na piscina do hotel) segue os dois por todo o filme, como um espião... em uma das melhores sequências, os dois correm pela noite de Tóquio e vão acabar em um dos tradicionais bares de karaokê japoneses, cena memorável...


Memoráveis, além da já citada direção de Coppola, são as atuações... os coadjuvantes se sai muito bem: Giovanni Ribisi, Anna Farris... mas para o casal principal faltam adjetivos, Scarlett Johansson e Bill Murray entregam as melhores atuações (até então) de suas aplausíveis carreiras... Murray, além da atuação séria e contida, como o papel pedia, ainda nos dá bons momentos de humor, como a cena do chuveiro, quando o Murray de Feitiço do Tempo nos vem a cabeça...


4 comentários:

  1. Belo texto, para um filme que ainda não pude assistir por completo. Realmente, a atuação de Murray e Scarlet são ótimas. Aliás, Giovani quase sempre manda bem... É um belo filme, pelo que pude assistir, mas agora fiquei curioso com o desfecho. Grande abraço e até mais.

    Visistem
    www.cinemaniac2008.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Um ótimo filme. Encontros e Desencontros é um dos meus filmes preferidos. Da direção e roteiro de Coppola à atuação de Murray, tudo é ótimo. Para quem gostou dessa atuação de Murray - que deveria ter sido premiada com o Oscar (maldito seja Sean Penn!) -, tem um outro filme, Flores Partidas, no qual ele interpreta um papel muito semelhante.

    Abraço.
    Cinema para Desocupados

    ResponderExcluir
  3. Quero pela direção de Sofia Coppola, mas já conhecia o filma antes só que nunca tive a oportunidade de ver

    ResponderExcluir
  4. Thicarvalho... assista logo, agora!! hehe, é um dos melhores dramas dos últimos anos, com certeza. Um filme simples, bonito e com grandes atuações. Valeu pelo elogio.

    Maldito seja Sean Penn! E bem lembrado Mateus, Flores Partidas é ótimo... Fica a Dica.

    Mirella, digo para você o mesmo que falei para o Thicarvalho... Assista Agora! Não irá se arrepender.

    Abraços a todos e obrigado pelos comentários

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.