English French German Spain Italian

26 de abril de 2010

Chico Xavier – O Filme


Por Jardel Nunes


O filme que conta a vida do mais famoso médium brasileiro, dirigido por Daniel Filho e com vários atores globais no elenco, é um bom exemplo da maioria dos filmes feitos no Brasil nos últimos anos: caça-níquel, usando a vida de alguém famoso para levar o público aos cinemas por se identificar com o personagem, e assim dar espaço para a realização de um filme sem atrativos, e feito “encima das coxas”...


Não pensem que fui ao cinema já com uma má idéia sobre o filme, pelo contrário... tinha visto algumas críticas bem positivas e fui na esperança de apreciar o longa, o que aconteceu nos primeiros minutos de projeção com as cenas de bastidores do programa Pinga-Fogo, onde Chico Xavier seria entrevistado por várias pessoas ao vivo em rede nacional...


As cenas são boas, muito boas até... bons ângulos de câmera, trilha, tudo OK! O problema começa quando depois de uma pergunta somos levados até a infância de Chico... lembra dos filhos do Francisco e de Lula? É a mesma história de novo, só coloque alguns toques espíritas... e depois vem a adolescência e mais espiritismo (com direito a exorcismo até...) etc, etc...


Aquele cuidado com as cenas, que me chamou atenção logo de começo, infelizmente se retém apenas nas cenas do Pinga-Fogo... todas as demais são descuidadas, desleixadas e algumas chegam a ser ridículas, como a conversa de Chico com seu guia Emmanuel à frente de uma cachoeira.


Além dos pontos já citados, tira-se de bom a interpretação de Nélson Xavier, que faz Chico na velhice (aliás, a semelhança entre o ator e o médium ajuda muito nisso) e a engraçada participação de Ailton Graça como um passageiro que reconhece Chico em um turbulento avião, essa, talvez seja a melhor cena do filme...


5 comentários:

  1. Sua avaliação segue o mesmo caminho das outras que eu li. Um filme que se segura com as forças do mito que foi construído sobre o nome Chico Xavier.

    Não é um filme que eu pretenda assistir - não pelas críticas negativas, mas porque o tema não me agrada. Dentre os "Xavier", prefiro o Charles e seus X-Men, haha.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Me surpreendeu. Bom filme. =]
    Ah! Deixa eu aproveitar pra te dizer o que site FUNtástico!, o qual eu sou o editor-chefe, está com uma promoção relâmpago do filme Quincas Berro D'água. Os 4 primeiros que responderem corretamente a uma pergunta, levam pares de ingressos pra pré-estreia em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tô indicando pro pessoal dos blogs que eu conheço.
    Dá uma conferida lá: http://www.funtastico.com.br/2010/04/promocao-quincas-berro-dagua/

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu quero ver. Pode até eque seja ruim mesmo, mas me interessei pela história, eu ia ver no domingo, mas se eu visse não ia poder ver Alice :s

    ResponderExcluir
  4. Não tenho o menor interesse em ver este filme. Realmente, me parece mais um longa caça-níqueis, fazedor de marcas. Acho que o cinema brasileiro precisa urgentemente evoluir (tanto como linguagem quanto como arte).

    ResponderExcluir
  5. Mateus, também prefiro o Charles Xavier.. de longe! hehe

    Anderson, valeu pela indicação do concurso mas, infelizmente eu sou do RS e não poderia concorrer.
    Mas, to seguindo o Funtastico no twitter, muito legal o site... já li várias coisas por lá.

    Mirella, só não diga que eu não avisei hehehe. É legal isso, se você acha o tema interessante, vá, assista ao filme e depois volte e de o seu parecer pós filme aqui ou poste no seu blog que eu vou lá ler com toda a certeza... é sempre bom ter várias visões diferentes.

    Jenifer, o cinema brasileiro tem salvação... é só se livrar dos temas recorrentes e ter boas idéias. Aqui no sul mesmo, na RBS (filial da Globo) são exibidos vários curtas metragens em festivais na TV aberta, e te digo, tem muita coisa boa ali... além de seriados, como A Família Brasil.
    Não é porque sou gaúcho, e tenho muito orgulho disso, mas aqui tem uma indústria muito interessante de cinema. É só olhar o Jorge Furtado e seus filmes conhecidos no país todo e suas produções para a rede Globo, como por exemplo Decamerão, que era ótimo.

    Abraços, obrigado e até

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.