English French German Spain Italian

17 de abril de 2010

De Repente Quadrinhos: Homem de Ferro


Por Giba

Quando algum dos personagens da Marvel Comics vai ser adaptado para a 7ª arte, a primeira coisa que a editora faz para atrair leitores é usar um velho truque da indústria dos quadrinhos:
Zerar a numeração da revista e colocar uma equipe criativa de destaque no título... as vezes, isso dá certo, mas certas tentativas são um tiro no pé... no caso do Homem de Ferro, deu muito certo.

A equipe criativa que assumiu essa nova fase das histórias do “ferroso”, formada pela estrela em ascenção, Matt Fraction (Punho de Ferro, X-Men), no roteiro e Salvador Larroca (X-Men, Homem Aranha) na arte, tem uma idéia bem simples do Homem de Ferro... ele é um herói tecnológico, a partir desse ponto eles usam o primeiro arco de histórias para falar sobre a tecnologia 2.0, o novo contra o velho, terrorismo no século 21, mas sem deixar de lado a veia super heróica de Tony Stark.

Nesse primeiro arco, intitulado “Os Cinco Pesadelos”, Fraction nos mostra que mesmo Stark sendo o homem mais poderoso do mundo, pelo fato de ser um industrial bilionário e atual chefe da SHIELD (um tipo de CIA, só que super humana), ele é um homem atormentado pelo seu alcoolismo, pelo medo de te que a tecnologia do Homem de Ferro seja duplicada, barateada e que qualquer um tenha acesso... e é exatamente isso o que acontece.

Um jovem gênio, Ezekiel Staine, consegue adaptar a tecnologia Stark, comprada no mercado negro, e constrói Homens de Ferro bomba de forma rápida e barata... mas o que a principio era só um jovem ganhando dinheiro com terrorismo tecnológico vira algo muito maior ao se descobrir que Ezekiel é filho de Obadiah Staine, vulgo Monge de Ferro, e o garoto quer mais do que dinheiro, quer destruir Tony Stark usando sua própria criação... Fraction e Larroca criam uma jogada do velho versus o novo, para no fundo contar uma história de vingança, bem ao estilo dos super-heróis...

Staine quer destruir todas as coisas que Tony mais se importa, e com isso acaba colocando a pessoa que mais importante da vida de Stark entre a vida e a morte: Pepper Pots, secretária, melhor amiga, consciência, a segunda em comando nas Indústrias Stark, e claro, paixão mal resolvida... ai a coisa fica mais pessoal para o Homem de Ferro.

A batalha final entre Stark e Staine tem como consequência a destruição das 5 principais instalações das Indústrias Stark pelo mundo, milhares de mortos e Tony arruinado por dentro e por fora... esse foi o primeiro passo para a queda de Tony Stark, que continua no atual arco “O Mais Procurado do Mundo”, que mostra a ascensão de Norman Osborn logo após o evento Invasão Secreta...

Na humilde opinião desde que vos escreve, O Invencível Homem de Ferro é a melhor história em quadrinhos publicada pela Marvel Brasil/Panini no momento... é o casamento perfeito entre roteiro e arte.

Algumas curiosidades sobre o título:

A série foi ganhadora do Eisner Award (o Oscar dos Quadrinhos) na categoria Melhor Nova Série, fato inédito para a Marvel, que a anos não conseguia um prêmio por uma série.

O Homem de Ferro caiu tanto no gosto da crítica que até o renomado designer Rian Hughes assumiu as capas do título a partir da edição 20 americana.

Na atual reformulação da Panini Brasil, o Homem de Ferro vai ganhar uma revista própria a partir de maio.

3 comentários:

  1. Iron Man é uma BD espantosa e espero imenso o filme, no entanto, penso que me vai desiludir...

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  2. Nekas, esse arco "Os Cinco Pesadelos é fantástico... o Giba me emprestou as revistas e posso confirmar isso. Quanto ao filme, a expectativa é muito grande, espero que Jon Favreau não nos decepcione.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. NEKAS
    CONCORDO CONTIGO AS HQS OU BDS DO HOMEM DE FERRO SAO SENSACIONAIS,QUANTO AO FILME É AQULE PROBLEMA NORMAL MUITO HOLOFOTES E TALS E MUITAS VEZES O FILME E BOM SO QUE SE PERDE PELO OBA OBA DA MIDIA
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.