English French German Spain Italian

12 de abril de 2010

Star Trek


Por Jardel Nunes

Empolgante da primeira até a última cena... assim é Star Trek, novo filme de uma das mais longas, rentáveis e com mais seguidores, franquias do cinema. São mais de duas horas de duração que parecem passar correndo na frente dos seus olhos... ponto para o diretor J.J. Abrams, que conseguiu conciliar a quantidade infindável de informações a ser passada (estamos
em um filme de ficção científica, certo...) com um ritmo digno de muitos filmes de ação...


Ao desenterrar a franquia no cinema, já que fazia 7 anos que nenhum filme da série era lançado (foi o maior hiato entre filmes desde o lançamento do primeiro em 1979), os produtores, roteiristas e diretor foram no mínimo corajosos... ao invés de pegar os personagens prontos (e do jeitinho que os fãs conheciam e adoravam), eles resolveram criar um início para a série, com a história se passando antes dos 10 filmes anteriores. (na verdade, contar as origens de certos personagens virou moda de uns tempos pra cá...)


Então, o roteiro criado pela dupla Roberto Orci e Alex Kurtzman, que coloca os tripulantes de uma recém lançada USS Enterprise em várias situações, que envolvem buracos negros, viagem no tempo, lasers deve conseguir agradar os velhos trekkers (como se intitulam os fãs da série) e também trazer novos fãs para esse mundo...


Outro trunfo da produção do filme, na tentativa de agradar os fãs, foi a colocação de Leonard Nimoy na história e fazendo seu velho papel, Spock... o veterano encabeça um elenco de jovens e bons atores, que inclui Chris Pine (James Kirk), Zachary Quinto (Spock), Zoe Saldana (Uhura), Karl Urban (McCoy), John Cho (Sulu), Anton Yelchin (Chekov), e os nem tão jovens, mas ótimos Eric Bana e Simon Pegg, que foi uma escolha perfeita para trazer ares cômicos a certas sequências que seriam sérias demais sem a sua presença.


Para completar, ainda é preciso destacar as qualidades técnicas do filme... a trilha sonora é muito interessante, casando bem com as cenas, e os efeitos especiais são ótimos, alguns com um ar retrô... além disso, é notável a preocupação com certos aspectos físicos, como o fato de que no espaço não se escuta barulhos (coisa que muitos filmes erram)...


No final das contas, o filme consegue o seu propósito... deu uma boa retomada para a série e conseguiu novos seguidores. Até eu, que nunca cheguei nem perto de ser um trekker (olhei pedaços dos filmes anteriores, e me lembro vagamente da série de TV), e nem sou muito fã de ficções científicas, já estou torcendo para que um próximo filme seja feito... “Vida longa e próspera”


5 comentários:

  1. É um dos meus top 10 na lista de filmes não vistos.E cada vez q leio um texto sobre ele, me dá mais vontade de o assistir. Parece ser uma obra fantastica visualmente. E o elenco tb é mto bom. Realmente não sou um fã da saga, e até por isto, acho que a reintrodução da serie será bastante interessante. Grande abraço Jardel e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não o vi, nunca gostei desse tipo de filmes de ficção, eu o tenho aqui em csa e nunca olhei, mas acho que vou conferir.

    ResponderExcluir
  3. Também não sou um Trekker, aliás, prefiro Star Wars, mas este Star Trek está espectacular e, como tu, espero o próximo!
    Eu adoro sci-fi!

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  4. O maior feito de J.J. Abrams foi fazer um filme bem abrangente, agradando aos fãs e aos não-fãs da série.

    Abraço.
    Cinema para Desocupados

    ResponderExcluir
  5. thicarvalho, sugiro que ele vá pra ponta da lista top10, o filme é muito legal. E provavelmente você vai sentir a vontade de virar um trekker, assim como eu. hehe. Obrigado pelo elogio.

    Mirella, eu também não sou muito fã de ficção cientifica e adorei o filme.. talvez você goste.

    Nekas, somos dois na espera...

    Mateus, justamente... JJ Abrams foi perfeito nisso, acho que todo mundo acabou gostando do resultado final do filme.

    Abraços a todos e obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.