
Mas por qual razão esse filme em questão estava na minha cabeça como estréia para o TopangaBlog? Simples, Alta Fidelidade é o filme que para mim mudou um conceito sobre a cultura pop em geral.
O longa lançado em 2000 e dirigido por Stephen Frears é baseado no livro homônimo do britânico Nick Hornby (o livro é sensacional, recomendo a todos... pena que eu “ainda” não tenho o meu) segue totalmente o pensamento do livro, mas, não é totalmente fiel. Existem diferenças como por exemplo a cidade onde se passa a história, o sobrenome do personagem principal (Rob Fleming no livro, Rob Gordon no filme), aparência de alguns personagens e alguns aparecem no livro e não no filme e vice-versa. Isso não é nenhum fim do mundo, nenhum filme é 100% fiel ao livro que foi adaptado.
O filme começa com Rob (John Cusack) levando um pé na bunda da sua atual namorada, Laura (Iben Hjejle), eles moravam juntos a algum tempo e agora estão se separando... Rob, indignado com a ex faz a coisa que mais gosta na vida (uma lista de cinco mais) dos foras mais dolorosos da sua vida, ele cita cinco ex-namoradas e não coloca o nome de Laura na lista, diz que ela não foi cruel o suficiente.
Rob começa a falar da sua vida e se lembrar das “cinco mais”, aos poucos ele explica para quem está vendo o filme o que aconteceu com cada uma... talvez possa parecer estranho, mas ele faz isso olhando direto pra você (ou para a câmera, em monólogo) mérito de John Cusack, que fala de uma maneira tão pessoal, tão íntima que parece que ele está sentado ao seu lado lhe contando as coisas...
Assim Rob nos apresenta a sua loja, a Championship Vinyl, uma loja em um bairro afastado que não vai quase ninguém, pra melhorar a maior parte dos produtos da loja são discos de vinis (os LPs, bolachão) e só quem vai na loja são fanáticos por música... Também conhecemos os dois excêntricos funcionários de Rob: Dick (Todd Louiso) e Barry (Jack Black, fantástico).
Quando Rob descobre através da amiga Liz (Joan Cusack) que Laura o trocou por Ian (Tin Robbins) seu vizinho de cima ele pira totalmente, a cena que ele imagina Laura e Ian na cama é completamente hilária.
Bom, não vou contar o filme todo né, mas eu lhe garanto que é um filme muito bom. Os fanáticos por música vão querer olhar o filme várias vezes só pra tentar identificar os discos que se escondem nas prateleiras da Championship Vinyl... uma pena é uma das passagens do livro onde uma mulher chama Rob até sua casa para vender a preciosa coleção de discos do marido que a estava traindo não tenha entrado no filme, essa cena pode ser vista nos extras do DVD, infelizmente sem legendas.
Com uma direção e roteiros sensacionais, elenco surpreendente (tem até uma participação do cantor Bruce Springsteen) e uma trilha sonora das melhores que eu já vi, Alta Fidelidade está na minha lista de “cinco mais” com toda a certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.