English French German Spain Italian

6 de julho de 2009

Alta Fidelidade

Nesses últimos tempos eu andava meio preguiçoso para escrever sobre os filmes que eu assisto... pois hoje vou falar sobre um filme que eu pretendia ter falado a muito tempo, a intenção era ser a estréia do blog até...

Mas por qual razão esse filme em questão estava na minha cabeça como estréia para o TopangaBlog? Simples, Alta Fidelidade é o filme que para mim mudou um conceito sobre a cultura pop em geral.

O longa lançado em 2000 e dirigido por Stephen Frears é baseado no livro homônimo do britânico Nick Hornby (o livro é sensacional, recomendo a todos... pena que eu “ainda” não tenho o meu) segue totalmente o pensamento do livro, mas, não é totalmente fiel. Existem diferenças como por exemplo a cidade onde se passa a história, o sobrenome do personagem principal (Rob Fleming no livro, Rob Gordon no filme), aparência de alguns personagens e alguns aparecem no livro e não no filme e vice-versa. Isso não é nenhum fim do mundo, nenhum filme é 100% fiel ao livro que foi adaptado.

O filme começa com Rob (John Cusack) levando um pé na bunda da sua atual namorada, Laura (Iben Hjejle), eles moravam juntos a algum tempo e agora estão se separando... Rob, indignado com a ex faz a coisa que mais gosta na vida (uma lista de cinco mais) dos foras mais dolorosos da sua vida, ele cita cinco ex-namoradas e não coloca o nome de Laura na lista, diz que ela não foi cruel o suficiente.

Rob começa a falar da sua vida e se lembrar das “cinco mais”, aos poucos ele explica para quem está vendo o filme o que aconteceu com cada uma... talvez possa parecer estranho, mas ele faz isso olhando direto pra você (ou para a câmera, em monólogo) mérito de John Cusack, que fala de uma maneira tão pessoal, tão íntima que parece que ele está sentado ao seu lado lhe contando as coisas...

Assim Rob nos apresenta a sua loja, a Championship Vinyl, uma loja em um bairro afastado que não vai quase ninguém, pra melhorar a maior parte dos produtos da loja são discos de vinis (os LPs, bolachão) e só quem vai na loja são fanáticos por música... Também conhecemos os dois excêntricos funcionários de Rob: Dick (Todd Louiso) e Barry (Jack Black, fantástico).

Quando Rob descobre através da amiga Liz (Joan Cusack) que Laura o trocou por Ian (Tin Robbins) seu vizinho de cima ele pira totalmente, a cena que ele imagina Laura e Ian na cama é completamente hilária.

Bom, não vou contar o filme todo né, mas eu lhe garanto que é um filme muito bom. Os fanáticos por música vão querer olhar o filme várias vezes só pra tentar identificar os discos que se escondem nas prateleiras da Championship Vinyl... uma pena é uma das passagens do livro onde uma mulher chama Rob até sua casa para vender a preciosa coleção de discos do marido que a estava traindo não tenha entrado no filme, essa cena pode ser vista nos extras do DVD, infelizmente sem legendas.

Com uma direção e roteiros sensacionais, elenco surpreendente (tem até uma participação do cantor Bruce Springsteen) e uma trilha sonora das melhores que eu já vi, Alta Fidelidade está na minha lista de “cinco mais” com toda a certeza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.