English French German Spain Italian

27 de julho de 2009

Porque Choram os Homens

Voltei depois de umas mini-férias! Como devem ter visto, eu não me aguentei e fiz duas postagens nesse tempo: a clássica de toda semana, falando os filmes que estão estreando no Brasil e o incrível trailer de Alice no País das Maravilhas, que se você ainda não olhou, olhe, é muito interessante...


Um homem sai de sua terra natal, a Rússia, para ir aos Estados Unidos em busca de uma vida melhor para ele e sua família... logo depois a vila onde ele morava é queimada e sua pequena filha Fegele se salva e pretende ir em busca do pai nos EUA, mas é enviada para a Inglaterra para ser adotada por uma família e recebe o nome de Suzie. A pequena Suzie descobre seu talento para o canto e cresce, com seu talento ela entra para um grupo de teatro e vai para a França, onde conhece Lola, que vira sua companheira de quarto. Lola se envolve com um cantor lírico famoso, Dante, e Suzie conhece o cigano Cesar...

Na verdade, o roteiro do filme não é nada inovador... é aqueles filmes que mostram situações de algumas pessoas durante a 2ª guerra e todos os problemas, a perseguição contra os judeus, etc... aquilo que já vimos em vários filmes diferentes.

Então, porque olhar esse filme?? Pela direção, e principalmente pelas atuações... A direção de Sally Potter é firme e correta, são várias as cenas onde a câmera funciona como um personagem espião (sabe aquela cena, muito utilizada em filmes de suspense, quando a câmera parece ser uma pessoa que está ali escondida, apenas observando os personagens) e esse recurso é muito bem usado, um exemplo é a cena de abertura do filme, que mostra um jogo de esconde-esconde da pequena Fegele com seu pai.

As atuações, não preciso dizer que o quarteto principal do filme estavam ótimos né? Christina Ricci (Suzie), Cate Blanchett (Lola), John Turturro (Dante) e Johnny Depp (Cesar) dispensam comentários... na verdade a grande surpresa é a atuação da pequena Claudia Lander-Duke que faz o papel de Fegele (ou a jovem Suzie), a menininha é espetacular.

É interessante ver a diferença entre os casais que se formam no filme... Lola e Dante são espalhafatosos, não param de falar, enquanto o casal Suzie e Cesar é calado, (sinceramente, acho que Johnny Depp fala menos de 10 frases no filme todo) dando muito mais ênfase para as expressões faciais dos atores do que para as palavras, (a cena da despedida é emocionante) até as cenas de amor entre os dois são fortes e tensas... a trilha sonora contribui muito para essas cenas.

Filme para quem gosta do estilo e para olhar com calma... um bom filme...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.