English French German Spain Italian

30 de agosto de 2010

Cinema Nacional... Você Passa?


Não costumo falar do meu dia a dia aqui, mas antes de você ler o texto que escrevi sobre Salt, o novo filme da Angelina Jolie, quero que saiba o motivo de ter assistido a tal filme no cinema...

A tempos atrás, ganhei um par de ingressos para ir assistir Quincas Berro d’Água no cinema. O filme estreou no Brasil no dia 20 de maio de 2010, e ainda não tinha chegado no cinema aqui da minha cidade (interior é brabo). Já tinha perdido as esperanças de conferir o filme na telona quando na semana passada finalmente o cinema daqui resolveu passar o filme (o DVD chegou na locadora do lado do cinema no mesmo dia).


Pois bem, na quinta-feira passada fui ao cinema já sabendo que seria o último dia de exibição do filme (ficou só uma semana em cartaz), e na hora do filme começar, o que acontece? Vem o dono do cinema falar comigo, que ele não poderia passar o filme porque só tinha eu na sala, sim, eu estava sozinho na sala do cinema. Ai ele me ofereceu uma troca, e assim ao invés de prestigiar o cinema nacional, lá fui eu ver a rainha da Namíbia...


Fato é que na segunda-feira anterior (quando eu fui assistir Predadores), vi que a sessão de Quincas também foi cancelada por falta de espectadores. Não estou dizendo aqui que Quincas Berro d’Água é um grande filme não prestigiado por ser nacional (até porque não vi o filme ainda, vou pegar o DVD). Sei que nosso cinema ainda é limitado e pelo que li a respeito, Quincas é um filme mediano.


Só gostaria de ver um pouco mais de respeito com a nossa cultura. Além de ser um filme feito aqui, Quincas é adaptado de uma obra literária de um escritor também brasileiro (Jorge Amado)... então pessoal, só peço que não virem a cara para o cinema nacional. Provavelmente nunca veremos um filme feito aqui batendo de frente com um blockbuster hollywoodiano, mas se prestigiarmos o que é nosso, e parar de preferir qualquer coisa importada, o cinema nacional tem chances de crescer.

3 comentários:

  1. Mais o grande problema do cinema nacional é este, os próprios brasileiros não prestigiam nossos filmes, existe uma barreira, um preconceito muito grande. O que de fato é uma pena!

    Post muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. Não acredito que depois de tudo por esse filme vc ainda não viu? Isso sim é falata de respeito Oxi. Brasil não sabe se valorizar que ridículo. Abraços Jardel

    ResponderExcluir
  3. Bem falado Raspante, o problema somos nós.

    Verdade Mirella, falta de respeito mesmo!

    Vale lembrar que ganhei os ingressos em um sorteio do blog da Mirella. E se alguém se interessa, tenho 1 ingresso pro Quincas e 1 para os Predadores. Quem quiser, é só falar.

    Abraços

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.