English French German Spain Italian

3 de agosto de 2009

Homem Aranha


Existem filmes que assistidos pela segunda vez nos passam outra impressão, ou que achamos bom na primeira olhada e depois vemos que o filme não era tudo aquilo, filmes que parecem ser muito ruins e que não são, depende do momento de cada pessoa ao assistir o filme e muitos outros fatores...

O primeiro Homem-Aranha foi um desses filmes pra mim, quando ele foi lançado em 2002 eu acompanhava as HQs do Aranha, sabia quase tudo da história do personagem e estava muito empolgado com o lançamento do filme, me lembro de chegar ao cinema com alguns amigos e ver um fila enorme, nunca tinha visto uma fila daquele tamanho na frente do antigo Cinema Astral lá de Cachoeira do Sul, nem quando Titanic era o filme em cartaz... bom, depois de entrar, conseguir achar um lugar para me acomodar e tudo mais, começa o filme... Lembre-se que em 2002 não se tinha acesso a internet como hoje em dia, quando um filme já é falado e comentado 2 anos antes de seu lançamento, eu tinha visto apenas um trailer e algumas fotos de Homem-Aranha, não sabia como era a história e tudo mais...

Bom, fui olhando o filme e me decepcionando, cada detalhe que era mudado da história original que eu conhecia das HQs me deixava mais triste com o filme, não que eu não tenha gostado do filme inteiro, me lembro de rir com algumas cenas,(principalmente das tentativas de lançar a teia) e de ficar espantado com os efeitos visuais do filme, que são fantásticos mas, sai do cinema meio chateado... Fiquei tão inseguro com as histórias do Aranha no cinema que nem dei bola para o lançamento dos outros dois filmes da série...

Isso mudou quando um dia por acaso, (e por não ter nada que prestasse em nenhum outro canal) assisti a Homem-Aranha 2 na televisão, pensei: nossa, que filme bom... depois do primeiro tão ruim... e assim acabei olhando o terceiro também...

Pois bem, depois de todo esse tempo assisti de novo o primeiro Homem-Aranha hoje de tarde e não é que não é “tão ruim” quanto eu achei na outra vez que eu assisti? Claro, o filme não é ruim, mas, também não é perfeito (o HA 2 continua sendo muito melhor)... e eu me pergunto a causa da decepção com esse filme... acho que fui esperando uma adaptação 100% fiel das HQs, igual aqueles fãs radicais que Deus o Livre mudar uma coisinha se quer na história e blá blá... Outra coisa: naquela época eu já gostava muito de filmes, mas não tinha o censo crítico que tenho hoje, 7 anos depois...

Então, no momento que vi as mudanças como a aranha que pica Peter Parker ser uma aranha modificada em laboratório em vez da aranha radioativa das HQs, as teias saindo direto dos pulsos de Peter ao invés dos clássicos lançadores de teia (que tantas vezes falhavam nas HQs, deixando o herói em apuros), eu simplesmente desisti de tentar achar coisas boas no longa...

E agora eu vejo essas boas qualidades do filme: as cenas de ação são maravilhosas, daquelas de tirar o fôlego e as cenas tristes ou emotivas são realmente emocionantes, muito desses climas criados no filme são responsabilidade da ótima trilha sonora composta por Danny Elfman... O filme não fica monótono em nenhum dos 128 minutos de duração, cenas de ação, comédia e romance muito bem entrelaçadas pelo diretor Sam Raimi, que ficou famoso pela trilogia Evil Dead.

Outra coisa de destaque no filme são as atuações de seus personagens principais... Tobey Maguire é a versão humana do Peter Parker das HQs com seu estilo tranquilo e nerd (um comentário: aposto que o papel de Maguire no ótimo “A vida em Preto e Branco” serviu para decidirem quem seria o Peter Parker nos cinemas), a loira Kirsten Dunst ficou muito bem ruiva e no papel de Mary Jane, Willem Dafoe está como sempre ótimo no papel de Norman Osborn e mesmo aparecendo pouco J.K. Simmons é o próprio J.J. Jameson, dono do Clarim Diário e chefe de Peter (é dele a frase mais engraçada e sarcástica do filme quando seu assessor diz que não conseguem nenhuma foto descente do novo herói da cidade: “Se fotografamos a Julia Roberts de fio-dental, fotografamos esse louco.”), o mais apagado do elenco é James Franco que faz o papel de Harry Osborn.

Bem, a única coisa que eu continuo não gostando nesse filme e nos outros 2 é o uniforme do Aranha, ele é moderno demais, como que um adolescente ia conseguir criar sozinho aquele uniforme que parece de borracha e cheio de detalhes do filme? O figurino do Duende Verde também não me agrada pelo mesmo motivo... ah, gostei da escolha do Duende para ser o vilão do primeiro filme...

No final esse texto serve para pessoas, como eu, que viraram a cara para algum filme adaptado de HQ, livro, games, etc... nunca se deve esperar um filme 100% fiel a obra original... isso é impossível, temos que desencanar desses detalhes e entrar no filme e aproveitar o que ele tem de bom, seja as atuações, efeitos especiais, cenas de ação e cenas românticas, ou vai dizer que você não lembra da cena do beijo de Mary Jane no Homem-Aranha de ponta cabeça?? Eu me lembro até hoje da reação do cinema inteiro gritando e aplaudindo aquele beijo....

Um comentário:

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.