English French German Spain Italian

28 de outubro de 2009

A Favor do Vento


Como todos podem ver, na descrição do blog diz: “Aqui você encontra dicas de Cinema, Música, HQs, Livros e muito mais..”, a única coisa que eu ainda não falei foi de livros, e já explico o motivo... Uma grande preguiça! Hehe... é verdade, enquanto músicas eu ouço fazendo outras coisas, HQs geralmente são uma leitura rápida, os livros tomam um grande tempo e concentração, que as vezes me falta... ah, tirando que o tempo que eu levaria para ler um livro, eu assisto alguns filmes, mas isso não é desculpa... tenho que ler mais livros e deixar de ser vagabundo com a leitura...

Pois hoje vou estrear no mundo literário, e com um livro de um autor que eu admiro muito, não somente pelo seu trabalho como escritor, mas principalmente como músico... Duca Leindecker, eleito melhor guitarrista do Brasil por 3 anos seguidos, líder e principal compositor da banda Cidadão Quem, parte do dueto Pouca Vogal ao lado de Humberto Gessinger, e que também está dando seus passos como diretor de clipes e curta-metragens... Duca já lançou dois livros, A Casa da Esquina e A Favor do Vento, o livro que eu comento aqui hoje...

O livro conta a história de um homem que se refugia do mundo no litoral gaúcho, mais precisamente na praia do Pinhal, em pleno inverno... Ele não se lembra de coisas recentes de sua vida, e fica perdido entre devaneios, lembranças da infância e adolescência, e pensamentos sobre Helena, uma menina que era sua vizinha nas épocas de veraneio...

Misturando ficção com fatos ocorridos em sua vida (assim como fez em A Casa da Esquina), Duca se sai bem... a linguagem usada é fácil, o que facilita a leitura e não a torna cansativa...

Os capítulos são divididos da seguinte forma: um capítulo mostra o personagem na praia, com seus devaneios, e no capítulo seguinte são lembranças da juventude quando trabalhava como roadie de uma banda (pra quem não sabe, roadie é aquela pessoa que monta e desmonta os equipamentos dos músicos nos shows), trabalho que lhe rendia muitas viagens e experiências por todos os cantos do Rio Grande do Sul... Essa divisão é interessante, quando o leitor está quase cansando das partes filosóficas do livro, lá vem um capítulo cheio de aventuras...

Fato interessante é o uso de alguns termos como JMC800, Tube Screamer, Cry Baby, entre outros... são termos referentes a equipamentos de guitarristas, como amplificadores e pedais de efeitos... Algo muito interessante para amantes da música e aspirantes a músicos, que é meu caso... hehe

Como o autor é um fã da sétima arte, e isso é mostrado até no nome de sua banda, homenagem ao filme Cidadão Kane de Orson Welles, alguns trechos do livro são totalmente cinematográficos... inclusive o surpreendente e enigmático final... inclusive, eu vi uma entrevista com o Duca em que ele falava sobre o livro estar em processo de adaptação para o cinema... espero que o filme seja feito, o livro, pelo menos, é muito bom...


“Vou me concentrar no barulho do mar, que assim como eu, não descansa...”

2 comentários:

  1. Tô na metade do livro!
    Li "A Casa da Esquina", e tô adorando "A Favor do Vento"!
    Tomara que vire filme! Boto fé!

    ResponderExcluir
  2. Espero que goste do livro Letícia, assim que terminar a leitura volte aqui e diga oque achou..

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.