English French German Spain Italian

9 de setembro de 2010

Invasão Secreta


Por Giba

Depois de “A Queda”, “Dinastia M” e “Guerra Civil”, o grande evento da Marvel foi a Invasão Secreta. Projeto que o escritor e atual arquiteto da editora, Brian M. Bendis já vinha construindo e soltando pistas faz tempo, desde o final da Queda dos Vingadores.

Particularmente, “Invasão” é uma saga capenga mas com ótimas sacadas, e que não se sustenta como um todo. Ao todo, foram 8 edições da mini-série principal e mais um grande punhado de histórias relacionadas ao evento distribuídas por praticamente todos os títulos da Marvel, e o que começa sendo interessante, lá pelas tantas fica cansativo.

Resumindo mesmo: a história é sobre uma invasão no universo Marvel pelos skrulls, uma raça metamorfa (que já havia se infiltrado na terra algumas vezes). O diferencial é que desta vez eles estão totalmente indetectáveis, nenhum tipo de magia, tecnologia ou mutação consegue desvendá-los. E graças a Guerra Civil, a comunidade heróica encontra-se dividida, o que torna a infiltração mais fácil.

A tecnologia Stark é desabilitada por um vírus Skrull, a Times Square serve de palco para a grande invasão, os heróis e vilões são obrigados a se unir e tudo mais que se pode esperar dos bons e velhos clichês.


Essa necessidade de criar momentos grandiosos é justamente o problema do mega evento. São muitas as cenas épicas, mas não trazem nenhuma surpresa ou alguma certa profundidade (sei que estou pedindo demais do mercado americano de HQs).

Apesar da grande quantidade de material relacionado, e a enorme publicidade que a Marvel fez para o evento, a Invasão Secreta será lembrada como mais um passo adiante na reformulação proposta pelo arquiteto Brian M. Bendis, do que como um dos grandes momentos do Universo Marvel.

A arte de Leinil Francis Yu (que assina a mini principal) é competente como sempre, ape
sar de muita gente torcer o nariz para os traços dele. Mas “Yu”, tem estilo próprio (e vem evoluindo a sua maneira) desde os anos 90, época onde todo mundo tinha que ser Jim Lee...

Ah, de todos os momentos da Invasão Secreta, tem um que meu “espírito Fanboy” vai a loucura. Quando acontece o seguinte diálogo na batalha final:

Rainha Skrull (travestida como Mulher Aranha): “...ele ama vocês''
Homem Aranha: “Hu... ele quem?”
Rainha Skrull:
“Deus”

Nick Fury (atrás da trindade Marvel: Thor, Homem de Ferro e Capitão América): “É? Bem, meu Deus tem um martelo!
Homem de Ferro: “Avante Vingadores”

E o pau pega em duas páginas duplas, clichês e grandiosas. Mas o “Fanboy” de 24 anos se sentiu uma criança de novo...



Notas do “Editor”:

No Brasil, a Invasão Secreta se estendeu de Março a Novembro de 2009. Além de lançar uma revista mensal, denominada “Invasão Secreta”, e mais 5 edições de “Invasão Secreta Especial”, a editora Panini distribuiu histórias relacionadas ao evento por várias outras revistas mensais, tais como: Avante e Novos Vingadores, X-Men, Wolverine, Homem-Aranha, Marvel Action, Marvel Apresenta e Universo Marvel.

Então, para ler tudo relacionado a “Invasão Secreta” aqui no Brasil (onde HQs são lançadas em forma de Mix), seria necessário a compra de 49 revistas, com preços que giram entre R$6,50 e R$7,50... Bem, não é preciso comentar o alto valor né?

O momento “Fanboy” do Giba acontece na revista Invasão Secreta nº6, lançada em setembro de 2009. Mas se quiser dar uma olhadinha no momento (que é ótimo), é só clicar AQUI, AQUI e AQUI para ver as três páginas onde ele acontece. Você não vai se arrepender...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.