English French German Spain Italian

5 de julho de 2010

O Golpista do Ano



Por Jardel Nunes


Steven Russel (Jim Carrey) era um bom homem, bom cristão, bom profissional, bom pai, bom marido... mas espera, ele já não dava o mesmo interesse de antes aos sermões religiosos da esposa, e nem a mesma atenção na cama. Aliás, descobrimos que Steven trabalhou vários anos como policial para poder mexer nos registros e encontrar sua mãe biológica, que o entregou para adoção, mas ficou com os outros dois filhos.


Além do abandono materno, tem outro motivo para Steven estar assim: sua saída do armário, sim, Steven é gay... gay, gay, gay, gay, como ele mesmo diz. E quando resolve viver essa nova e extravagante fase de sua vida ao lado no namorado Jimmy (Rodrigo Santoro, com uma participação pequena, mas muito boa), ele descobre que ser um gay chique é muito caro.


E aí começam seus trambiques para aumentar a renda. Mas logo é pego e enviado para a prisão. Lá ele conhece Phillip Morris (Ewan McGregor), alguém totalmente ao oposto dele: Steven é enérgico, trapaceiro, vive enganando todos, enquanto Phillip é tímido, foi usado por várias pessoas e por isso está na cadeia. Sim, Phillip também é gay, uma “bichinha loira de olhos azuis”, segundo suas próprias palavras...


O relacionamento dos dois, uma paixão ardente, com direito a beijos e carinhos explícitos, envolve o resto do filme. Com Steven trabalhando em grandes empresas, fingindo ser hétero, e faturando alto para dar uma vida de luxo ao namorado que fica em casa se deliciando com doces que trazem frases de amor (uma das melhores cenas do filme)...


O Golpista do Ano é um filme forte, e provavelmente irá ser um fracasso no Brasil... o título nacional, que só exalta uma pequena parte do filme deve atrair um público errado aos cinemas (o título original é “I Love Phillip Morris”, muito mais adequado). E apesar de algumas boas cenas de comédia, quase sempre usando o talento de Carrey, o que se destaca são as cenas entre o “casal” (tem até a cena de um deles correndo atrás do ônibus que leva o amado embora), e o incrível talento de McGregor.


8 comentários:

  1. Espero ver este filme em breve. Sou grande fã de Jim Carrey, e todos os seus filmes que fogem do padrão "Carrey" são exelentes. Vide O Show de Thruman, Brilho Eterno e Cinemajestic. E justamente por ser "diferente" é que este filme promete ser mto interessante. Além do que ver Carey e McGregor protagonizando um casal Gay deve ser no mínimo, curioso. Grande abraço Jardel e parabéns pelo novo visual do blog.

    ResponderExcluir
  2. Sério que você achou forte? Na verdade achei bem fraco, em tudo. As únicas coisas que se salvam são os atores coadjuvantes e a histótria de amor... Nem eu que sou fã de Jim Carrey gostei do filme...

    ResponderExcluir
  3. Thicarvalho, ele foge dos padrões Carrey, mas nem tanto... não vá esperando obras primas como Truman e Brilho Eterno, porque O Golpista está longe disso. Mas é um bom filme.

    Olha Felipe, eu achei o filme bem legal... tem algumas cenas que são fortes para quem não está acostumado ou esperava ver mais uma comédia boba do Jim Carrey. Vi a tua opinião lá no teu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. tenho certeza que mt gente não vai gostar...eu gostei muito! mas quando comentei com amigos todos tinha detestado.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que a dupla de actores não desiluda.

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  6. Nossa Ewan McGregor (meu muso como brinco com minhas amigas) interpretando uma "bichinha loira dos olhos azuis"? Ah, essa eu preciso ver com certeeza, eu gosto de Jim Carrey e Eawn McGregor vai ser demais vê-los juntos numa mesma produção e com uma história que parece ser engraçada. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Hummm sei não.
    Rodrigo Santoro gay é bom no Carandiru.
    Jim Carrey é bom fazendo Ace Ventura.
    Filme gay bom segundo o Jardel é o "Segredo de...." que um dia eu ainda olho.

    Sei não, sei não.

    ResponderExcluir
  8. Tiago, podemos ter certeza que muitos não vão gostar, até pelo jeito que ele está sendo vendido no Brasil... o cara vai no cinema ver uma comédia do Carrey e se depara com cenas gays, linguagem erótica e tudo mais.. difícil ein

    Nekas, eles tem boas atuações, principalmente McGregor.. o ator nunca decepciona.

    Mirella, então vá olhar o teu muso "bichinha de olhos azuis"... ele e o Carrey tem uma quimíca ótima juntos. hi, isso foi meio gay não?

    Diego, como sempre tu tem que reclamar né... Jim Carrey é um baita ator que já demostrou que é muito mais do que Ace Ventura. Ou tu já se esqueceu a vez que a gente fico olhando O Show de Truman no bar do XisNossauro?
    E, vai assistir duma vez o Segredo de Brokeback... é um puta filme.

    Abração a todos

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.