English French German Spain Italian

23 de julho de 2010

Por Uma Vida Menos Ordinária


Por Jardel Nunes


Ganhador de um Oscar de melhor diretor a dois anos, Danny Boyle já tem alguns filmes no currículo. É certo que Boyle gosta de misturar e explorar estilos bem diferentes em seus longas, seja da aventura Bollywoodiana Quem Quer Ser Um Milionário? (que lhe deu o Oscar), até a ficção científica de Sushine, passando pelo terror de zumbis em Extermínio...


Fato também é que o ecletismo do diretor não quer dizer que ele ainda não achou a sua “Praia”. Todos seus filmes podem ser considerados acima da média... passando pelos estilos cinematográficos, pode se dizer que “Por Uma Vida” seja a comédia romântica do cineasta, com alguns toques tarantinescos, meio Bonnie e Clyde, mas ainda assim a grande questão é o amor...


O filme se foca no casal Robert e Celine, totalmente opostos... ele, um faxineiro que acaba de ser demitido e largado pela namorada, um robô fará a limpeza no seu lugar (sinal do novo milênio? O filme é de 97). Ao tentar tirar a história a limpo com o dono da empresa, acontece uma confusão enorme com os guardas, e Robert acaba atirando no ex-chefe, e sequestrando a filha do mesmo, a riquinha revoltada Celine.


Tudo isso só acontece por culpa de Jackson (Delroy Lindo) e O'Reilly (Holly Hunter), dois anjos cupidos que ganharam a tarefa de juntar o casal... as piadas e metáforas com o céu, se espalham por todo o filme. Certa cena vemos Robert lavando o chão de um restaurante, logo depois vamos ao céu, que se assemelha a uma repartição, onde os anjos ganham incentivos fajutos e respondem ao superior Gabriel (Dan Hedaya). Que por sua vez só obedece ordens “vindas de cima”.


Ambos os personagens só estão a procura da tal vida menos ordinária do título. A mesma temática que o diretor usou em sua obra-prima Trainspotting, da onde também buscou o ator principal, Ewan McGregor, que como sempre esbanja talento. Vale notar que aqui McGregor já solta a voz em uma das melhores cenas do longa, talento que ficaria evidente no magistral Moulin Rouge. Filme que estrelaria algum tempo depois.


Para completar o casal, temos a queridinha e tão criticada Cameron Diaz. Aqui ela se sai bem, dando o apoio necessário para o par romântico e usando o charme quando necessário... ao final do filme, ainda dá tempo para os engraçados créditos finais em animação ao som de Oasis, apenas uma amostra da ótima trilha sonora que mistura romantismo com eletrônica... aliás, misturar é o que Boyle faz de melhor.



7 comentários:

  1. Filme um tanto estranho esse, mas não deixa de ser interessante.
    Topas uma parceria de links no seu blog? Abraço :)

    ResponderExcluir
  2. Ain Ewan McGregor *--*
    Ta, eu não vou dar uma de fã retartada.

    Olha eu já havia ouvido falar nesse filme, mas não sabia a história nem que era com o Ewan McGregor, agora com certeza eu vou atrás. Ealém disso Cameron na fase mais nova era bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Estranho e interessante.. boa sintese Jeniss.
    E o link já está ali no lado sendo divulgado! Os blogueiros tem que se ajudar. Até

    Mirella, eu sabia que você ia vim comenta aqui por causa do escocês... hehehe
    Olha, como o Jeniss falou ai em cima, o filme é meio estranho. Mas já que é fã do McGregor e gosta dele cantando, é uma boa pedida.
    Ah, concordo sobre a Cameron, ela tinha uns filmes mais interessantes em começo de carreira, como Quero Ser John Malkovich, e até Medo e Delirio, que ela faz uma pontinha.

    Abraços e até mais

    ResponderExcluir
  4. Boyle é foda, deu uma cara nova pros mortos-vivos que na minha opinião enxugou o gênero com 28 DIAS e tão cedo ninguém vai fazer melhor.
    QUEM QUER SER UM MILIONARIO? tem aquele detalhe no final, quando dá a resposta da pergunta do começo do filme que é espetacular.
    TRAINSPOTTING eu nem preciso comentar né?
    Diretor duca.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar desse filme também, mas é aquele tipo de filme que ou vc não lembra nunca o nome ou fica no fundo da prateleira. Mas anotei a dica.
    Te sigo também.
    abç

    ResponderExcluir
  6. Jardel um dos únicos filmes de Boyle q não assisti. Aliás, nem sabia q era dele. Vou tentar ve-lo. Qnt aos seus outros filmes, com exceção de A Praia, nenhum decepcionou. Principalmente os que vc citou, que são realmente ótimos. Exterminio é sensacional. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Edson, o nome desse filme me chamava a atenção a tempos, mas nunca tinha tido a oportunidade de assistir. E quanto a ficar no fundo da prateleira, isso é verdade... esse é daqueles que nem as pessoas que trabalham na locadora devem se lembrar que ele está lá...

    Thicarvalho, recomendo a olhada então, já que você gostou dos outros... Bah, mas eu acho A Praia um filme bem legal, não é o melhor do Boyle, mas é um bom filme.
    Ah, mas eu citei A Praia também, fico ali no trocadilho, pelo menos era a intenção.

    Abraços

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.