English French German Spain Italian

21 de junho de 2010

O Segredo dos Seus Olhos


Por Jardel Nunes

Após a aposentadoria, sozinho e com uma vida totalmente vazia, Benjamin Esposito (Ricardo Darín) decide escrever um romance sobre um antigo caso que investigou quando trabalhava como oficial de justiça... uma jovem fora estuprada e morta dentro de sua própria casa, e ao conhecer o apaixonado marido da vitima, Esposito decidiu que resolveria o caso a todo custo.

Nas investigações, Benjamin tem a ajuda de seu ajudante e melhor amigo Pablo Sandoval (Guillermo Francella), e de sua chefe Liliana (Carla Quevedo), por quem é apaixonado (e mais ou menos correspondido)... o amor que sente, mas não pode expressar é totalmente o oposto de todas as demonstrações que Morales (Pablo Rago) faz pela esposa falecida.

Algumas cenas poderiam ser um pouco mais curtas, deixando o filme mais ágil, mas esse é único porém que coloco sobre “El Secreto de sus ojos”, o grande ganhador do último Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O longa, que podia ser um choroso drama, ganha um clima tenso e sombrio nas mãos do diretor Juan José Campanella, com suas cenas escuras e câmeras bem colocadas, que criam o suspense para cada revelação do filme.

A cidade de Buenos Aires, onde a maior parte do filme foi rodada, colabora pra isso. Assim como a cidade, o longa tem um certo estilo europeu... outros pontos que precisam ser ressaltados: ótimos diálogos, elenco e um roteiro certeiro, que desenvolve muito bem seus personagens ao longo da história e ainda nos reserva um surpreendente final. Vale lembrar que o assassino é revelado antes da metade do filme, e mesmo assim o longa não perde nem um pouco sua graça. Já que essa é só uma das tramas.

Em tempos que tanto se fala da rivalidade entre Brasil e Argentina, O Segredo dos Seus Olhos mostra que nosso país está longe de conseguir o tão almejado Oscar, não que aqui não se faça ótimos filmes, como este AQUI, mas a velha fórmula de filmes sobre favela e pobreza não funciona... e, com certeza não tinha esse sentido mas, uma das melhores e mais importantes sequências de “O Segredo” ser rodada em um estádio de futebol, pode parecer uma provocação hermana para os mais nacionalistas...

2 comentários:

  1. Ainda ando para ver se merece ter tirado o Óscar ao Laço Branco e ao Profeta.

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  2. Nekas, eu não assisti os outros filmes, mas posso garantir que "O Segredo" é um ótimo filme...

    Abraços

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.