English French German Spain Italian

25 de junho de 2010

Fúria de Titãs – O Remake


Por Jardel Nunes

Remake, remake, remake... é a palavra mais dita em Hollywood nos últimos tempos (reboot também está na moda ein). Mas me pergunto aqui: Porque essa fixação em refilmar grandes clássicos? Falta de criatividade? Ainda estamos sofrendo com a greve de roteiristas que aconteceu algum tempo atrás?

Agora, logo após assistir ao “remake” de Fúria de Titãs me veio outra pergunta a cabeça: Porque vender certos filmes como sendo remake? Desse modo, o novo filme já nasce com uma bagagem enorme, ainda mais quando o filme original fez muito sucesso e tem seus fãs... e acontece casos como esse Fúria de Titãs, um filme pipoca razoável. Mas olhado como um remake do Fúria de Titãs de 81, se torna muito fraco.

Digo isso porque o novo é muito diferente do original, talvez seria melhor dizer que ele é baseado, ou partiu de uma mesma idéia, e não dizer que é uma refilmagem... a história mostra o semi-deus Perseus (Sam Worthington) ajudando o povo de Argos a combater a fúria dos deuses
, que estão revoltados com os humanos que não os respeitam mais. Hades (Ralph Fiennes) aproveita a oportunidade para também se vingar de seu irmão Zeus (Liam Neeson), que o traíra no passado, mandando-o para as profundezas da terra.

Hades aparece para o povo de Argos e ameaça soltar o Kraken em 10 dias, e se a bela princesa Andrômeda não for oferecida em sacrifício, o monstro ira destruir a cidade. Ex
istem algumas semelhanças com o original, mas a jornada do herói, assim como sua motivação, são bem diferentes... inclusive o interesse romântico (tem que existir isso sempre né?), antes era Andrômeda, agora é a semi-deusa Io (Gemma Arterton)...

E já que o roteiro e diálogos não são o forte do filme (cada palavra saída da boca de Perseu é uma frase de efeito “tosca”), vamos a pancadaria. E nisso o longa dirigido por Louis Leterrier (que dirigiu o último filme do Hulk) é muito bom... os efeitos são ótimos e as batalhas são abundantes e bem interessantes, tanto que as quase duas horas de filme passaram sem nenhum cansaço.

Então, se você viu o trailer (que foi um dos melhores do ano até aqui) e se interessou em assistir Fúria de Titãs, aproveite enquanto ainda está passando nos cinemas. É na telona que o filme passa bom impacto, em DVD já não vai ser a mesma coisa e provavelmente seus defeitos ficaram bem mais aparentes.


5 comentários:

  1. Eu até gostei, eu nem lembro se comentei no blog sobre meu irmão ter que comprar o DVD do Moulin Rouge como chantagem pra eu ir ver esse filme e acabei gostando dele, é claro que eu esperava bem mais, mas se for considerar o nível que estão os filmes de hoje até que ele não ficou ruim. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Este filme é SOFRÍVEL! como disse o Nekas...Remakes já cansaram!

    www.cinemadetalhado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Achei extremamente divertido. Concordo com praticamente tudo q vc falou. É uma boa diversão, leve e eficiente, memso com algumas grosseiras falhas. Agora o trailer enganou mto o resultado final. Nem parece q é o mesmo filme. kkkkkkkkkkk Grande abraço Jardel.

    ResponderExcluir
  4. Vejo que o filme dividiu opiniões...
    Eu achei mais ou menos, como tentei falar no texto. Vale pela ação e efeitos especiais.

    Abraços a todos e obrigado pelos comentários

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.