English French German Spain Italian

2 de junho de 2010

A Hora do Pesadelo - O Remake


Por Jardel Nunes


Remake parece ser a nova moda de Hollywood, principalmente no ramo do terror, já que os grandes filmes do passado já não conseguem passar o mesmo impacto de anteriormente com seus efeitos ultrapassados... mas mesmo com os efeitos visuais “top de linha” de hoje, a maioria desses filmes não chegam perto dos originais e acabam sendo totalmente desnecessários...


A nova versão do clássico criado por Wes Craven em 1984 é mais um que segue nessa mesma linha... faz alguns anos que vi o original pela última vez, mas me parece que a história não foi muito alterada, mas (como está na moda) foi dado um pouco de realismo para a história de Freddy, colocando elementos de abuso infantil e pedofilia... o que até funciona de um certo modo, mas não combina com toda a aura imaginativa do personagem que entra nos sonhos das pessoas...


O diretor Samuel Bayer é esforçado, sua câmera é bem colocada (algumas cenas são cópias descaradas do original) e algumas seqüências são bem legais até, além de dirigir bem o seu grupo de atores novatos, que mostram atuações bem aceitáveis, assim como Jackie Earle Haley (mais conhecido por ser o Rorschach de Watchmen) como o novo Krueger...


Mas o roteiro... a história começa bem, mas logo se embaralha tanto que acaba sendo totalmente incoerente na hora de explicar a origem do vilão da história: em uma cena, nos é falado que os pesadelos dos adolescentes não são lembranças reprimidas, e logo após, um deles sonha com todos os acontecimentos que resultaram na morte de Freddy (!?)... além disso, a luta final é completamente confusa e não se entende direito o que são sonhos e o que é realidade.


No mais, falta ao filme aquele toque sanguinário que o Krueger original tinha, e também o teor sexual que é tão bem vindo ao gênero... e por incrível que pareça, com todos os efeitos visuais que existem hoje em dia, as mortes do filme original são muito mais impactantes do que as da nova versão, ou alguém já se esqueceu daquela cama jorrando sangue?


4 comentários:

  1. Não assisti ao filme, vou esperar em DVD, mas não vou esperando grande coisa - nunca fui muito fã do clássico. Não sei, acho que Earle Haley não deveria ter aceito esse papel, hehe.

    Quanto à confusão entre o que é sonho e o que é realidade, li que tinha faltado exatamente isso.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Os remakes já cansam!
    Ainda estou com o pé atrás em relação a este filme...

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  3. Boto fé, Jardel.
    Se é para ser terror, que tenha muito sangue e que não tenha medo de se assumir como tosco.
    Não vi e agora com seus comentários, vou preferir assistir os antigos (que ainda não vi) do que pegar este quando chegar na locadora.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Poisé Mateus, o personagem de Freddy não acrescenta nada a carreira do Haley, podia ser qualquer um ali.. e provavelmente, se você não é fã dos originais, também não irá gostar muito desse...

    Nekas, se gosta dos originais, coloque o outro pé atrás e não assista esse... concordo, os remakes já estão enchendo, será que Hollywood anda sem inspirações?

    Fred, que bom te ver por aqui, espero que volte sempre e que tenha gostado do blog...
    E concordo com você, terror tem que ser terror, com sangue e tudo mais... o problema é que querem fazer filmes de terror mas botar censura 12 ou 14 anos, que são duas coisas totalmente inversas.
    Quando eu vejo filme de terror com censura abaixo de 16 anos, já desconfio.
    Quanto aos antigos, faça isso, assista aos antigos (que são clássicos absolutos) e deixe esse e os Freddy versus Jason pra lá.

    Abraços a todos e valeu pelos comentários

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.