English French German Spain Italian

26 de maio de 2010

The Umbrella Academy – A Suíte do Apocalipse



Por Jardel Nunes


Lançado a pouco tempo aqui no Brasil, a parceria entre o ilustrador brasileiro Gabriel Bá e o músico norte-americano Gerard Way rende uma boa e divertida história de super heróis, ou quase isso...


A primeira impressão é que “Umbrella” pode ser mais um luxo de um roqueiro de sucesso, afinal, seu roteirista é vocalista de uma das bandas de sucesso do momento, o My Chemical Romance... mas engana-se quem torce o nariz para a HQ por isso. Gerard mostra logo que conhece e sabe onde está se metendo, ao criar um mundo surreal onde sete crianças com poderes especiais são adotadas por um cientista com o único intuito de salvar o mundo.


Poucas explicações depois, já somos lançados 20 anos no tempo e vemos aquele grupo de heróis totalmente acabados, reclusos e sem nem mesmo falar um com o outro. Não é preciso muito para ver que Gerard é acima de tudo, um grande fã de HQs, e se inspirou em muitos outros personagens para criar o seu universo: X-Men, Homem de Ferro, HellBoy, Watchmen e até Os Incríveis se mostram presentes nas páginas escritas pelo músico roteirista...


Para dar vida a esse absurdo mundo, onde a Torre Eiffel pode criar vida e sair matando pessoas, a arte de Gabriel Ba é perfeita. Seu estilo (que lembra muito o de Mike Mignola) mostra traços simples, mas que obtém o número de detalhes suficientes para as grandes ilustrações de página dupla que mostram os títulos das seis partes da história, além do belo trabalho com as sombras.


É lógico que existem alguns deslizes, como a falta de algumas explicações, outras meio confusas e personagens mal apresentados... inexperiência do escritor ou pontas soltas de propósito para uma continuação? Fica a dúvida...


É preciso falar da bela edição encadernada lançada pela Devir aqui no Brasil. Além de trazer as seis histórias originais e suas respectivas capas, inclui ainda duas histórias curtas, prefácio de Gabriel Ba, introdução de Grant Morrison e posfácio do editor Scott Allie e várias páginas de esboços e anotações da equipe criativa, além de algumas páginas inacabadas de Gabriel exclusivas da versão brasileira. Uma capa dura representaria melhor o belo material do interior da HQ (tanto em papéis, quanto qualidade da história), mas o preço de R$ 34,00 iria subir demais, o que tornaria a revista inacessível para a maioria... afinal, a capa cartonada é bem bonitinha!


3 comentários:

  1. E ai Jardel algumas explicações, sim existe uma continuação chamada "Umbrella Academy-Dallas" e a Devir prometeu lançar, quando ja não sei... ah e eu paguei na Liga HQ modicos 27,50 ehehehe

    no mais é isso abraços ah e to devendo post eu sei hehehehe mas boto isso em dia logo logo

    ResponderExcluir
  2. Fala Jardel, eu fui um dos que torceu o nariz e quebrou a cara, muito boa a revista. Eu não paguei nada, peguei emprestada do Giba. E eu também devo post, mas parece que eu to trabalhando mais do que quando eu tinha trabalho. hahuahuhahua

    ResponderExcluir
  3. Poisé Giba, eu vi que tinha uma continuação, mas aqui pra nós nada né... por isso fiz o comentário. E o preço, eu procurei pelo preço de tabela que eu achei como 34 pilas, mas sempre tem umas boas promoções por aí pra gente aproveita.

    Diego, eu também não tinha muito interesse pela revista, mas aí o Giba me emprestou (VIVA o Giba e sua extensa coleção, hehehe) e acabei gostando muito da HQ.

    Esperando email de vocês ein contribuidores!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.