English French German Spain Italian

1 de maio de 2010

Homem de Ferro 2


Por Jardel Nunes


Em 2008, O Cavaleiro das Trevas e a primeira aventura do Homem de Ferro provaram que os filmes de super heróis podiam ser mais sérios e politizados, desde então, esse tipo de filme tem atraído muito o público e as produtoras, tanto que Homem de Ferro 2 chega nos cinemas como um dos filmes mais esperados do ano (se não o mais)... e mostra de uma vez por todas que a 7ª arte está pronta para os heróis, e em grupos...


Após admitir ser o Homem de Ferro, Tony Stark (Robert Downey Jr.) está tendo problemas com o governo, que quer a “arma” Homem de Ferro para eles... e além de estar correndo perigo de vida por culpa do mesmo dispositivo que salvou sua vida antes (aquela espécie de imã nuclear no meio do peito), um novo desafeto, tão inteligente quanto o próprio Stark, aparece e ainda se alia com Justin Hammer (Sam Rockwell, de Choke – No Sufoco), o dono da maior rival das Empresas Stark na fabricação de armas...


É perceptível que o roteiro de Justin Theroux se importa muito mais em desenvolver seus personagens do que mostrar ação e explosões sem sentido (coisa muito recorrente em sequências), e já deixa claro isso logo de começo, quando antes da apoteótica entrada do Homem de Ferro na Stark Expo, já nos é apresentado Ivan Danko (Mickey Rourke, que está perfeito no papél com seu sotaque russo), e os motivos de seu ódio pelos Starks... Além de aprofundar e dar mais destaque aos personagens já conhecidos (até o motorista interpretado pelo próprio diretor Jon Favreau ganhou tempo e importância na tela), os vilões e os novos heróis estão muito bem colocados nesse mundo.


E mesmo o foco do filme sendo os personagens, o restante não foi deixado de lado, e muito menos a ação, ela está presente por todo o filme, desde os vôos do Ferroso e seu parceiro James “Máquina de Combate” Rhodes (interpretado agora por Don Cheadle) até o grande duelo final, que trás uma surpresa que não foi mostrada nos trailers... como no primeiro, os bons diálogos, as canastrices de Tony, o bom humor de algumas cenas e a participação de Stan Lee também estão presentes nesse.


E os mais chama a atenção dos fãs dos quadrinhos é perceber que Homem de Ferro é só mais um pedaço do grande plano da Marvel no cinema... A SHIELD está bem presente no filme, com Nick Fury (Samuel L. Jackson), o agente Coulson (Clark Gregg) e a novata Viúva Negra (Scarlet Johansson), a atriz de “Encontros e Desencontros” se sai muito bem no agitado papel... os indícios de que outros heróis também existem está bem claro no filme, como mostra a divertida cena com um certo escudo... Agora é só esperar Thor, Capitão América e Os Vingadores, será que já dá pra reservar o ingresso?


5 comentários:

  1. Jardel seu texto me deixou ainda mais otimista com HF 2. Realmente Os Vingadores já sairam do papel e promete ser o maior filme de herois já feito. Principalmente se o sucesso de HF e Hulk (o segundo) forem mantidos. Grande abraço e até mais...

    Visite

    www.cinemaniac2008.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vou assistir a Homem de Ferro 2 hoje, e estou muito empolgada. O roteirista é o mesmo de Trovão Tropical e o cara já provou ser bom.
    Abraços.
    http://dicaselistas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Também espero por esses filmes da Marvel...

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderExcluir
  4. thicarvalho... tu pelo jeito também já vai reservar os teus ingressos ein? hehe
    Aposto que gostará e muito de Homem de Ferro 2, e lembre-se de não sair do cinema antes de ver a cena pós créditos

    Jenifer, não só o roteirista, mas Jon Favreau já está com seu nome entre os grandes diretores da atualidade. Espero que goste.

    Nekas... que chegue 2012 de uma vez... Avengers

    Abraços e obrigado pelos comentários

    ResponderExcluir
  5. Adorei o filme. Downey Jr está incrível. Como vilão, Rourke está ótimo - ele de óculos fica um luxo, como já tinha demonstrado em O Lutador, haha -, mas acho que Sam Rockwell rouba a cena como Tony Stark versão "du mal".

    Abraço!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Sim? Não?
Deixe seu comentário... Abraços, e até logo.